O Processo

O processo de forjamento é uma das formas empregadas para transformar um material do seu estado bruto (em geral matéria-prima obtida por algum processo de fundição) para uma peça acabada com propriedades mecânicas, acabamento superficial e custo competitivo para emprego nas mais variadas aplicações. Os produtos forjados vão desde uma simples agulha até muitos componentes sofisticados empregados nas indústrias automobilística, agrícola, informática, eletrodomésticos, aeroespacial e outras. Apesar de deter uma das maiores reservas mundiais de matérias-primas o Brasil ainda encontra-se num estágio de exportador desses produtos primários. A transformação destas matérias-primas em produtos acabados, de maior valor agregado, passam também pelos processos de fabricação por forjamento.

Nos processos de conformação mecânica o fluxo de material na zona de deformação é influenciado por uma série de fatores como por exemplo a tensão de escoamento, a velocidade de deformação, a deformação, o atrito entre material e ferramenta, geometria das ferramentas, os parâmetros térmicos, etc…O perfeito inter relacionamento de todos esses parâmetros pode levar à obtenção de um produto economicamente competitivo e de melhor qualidade. Esse é o objetivo, grande tema da forjaria moderna. O velho ferreiro com sua bigorna e seu martelo passou a dar espaço às grandes prensas com suas matrizes fabricadas por “high speed milling” e a movimentação das peças realizadas por robôs. Um conhecimento aprofundado do processo de forjamento permitirá às empresas brasileiras aumentar sua competitividade.

Fontes:
/1/ G. Spur e Th Stöferle: Handbuch der Fertigungstechnik. Carl Hansen Verlag – Munique
– Viena. 1983.
/2/ Sachse, M.: Damaszenerstahl. 2ª Edição. Verlag Stahl Eisen. 1993.
Colaboração do Prof. Dr. Lírio Shaeffer, Diretor do Centro de Tecnologia da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Site: www.ufrgs.br/ltdm
E-Mail: forging@ufrgs.br